VILA DE REI
Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Breve História:
Em tempos recuados e de acordo com os vestígios mais antigos que existem na área do concelho, terão sido os Celtas e depois os Romanos os primeiros habitantes. Tratando-se contudo de uma zona geologicamente muito antiga, onde é possível encontrar, com alguma frequência, fósseis e outros vestígios pré-históricos, é provável que povos mais antigos por aqui tenham passado.
Após o nascimento da nacionalidade, a primeira data relevante remete-nos para o foral de D. Dinis, que em 1285, que cria o concelho de Vila de Rei. Este foral foi, mais tarde, reformado e substituído por D. Manuel I, em 1513. No século XIV tanto a Ordem dos Templários como a Ordem de Cristo, povoaram, desenvolveram e defenderam este território.
No início do século XIX as terras de Vila de Rei sofreram o impacto devastador das invasões francesas que causaram avultados estragos na sede do concelho e em diversas aldeias.
Com a inauguração da barragem do Castelo do Bode uma parte significativa do concelho foi submersa. Situavam-se nessa área as melhores terras de cultivo do concelho e oito das suas povoações (Foz da Ribeira, Cunqueiro, Foz do Codes, Casal da Barca, Hortas, Foz da Ribeira das Trutas e Foz da Isna).
Fonte: www.cm-viladerei.pt
COPYRIGHT AuToCaRaVaNiStA
by jbmendes