BRUFE - TERRAS DO BOURO - BRAGA
Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Brufe, aldeia serrana bem no coração do parque nacional da peneda gerês, bastante agreste e de muito difícil acesso, desde a localidade de Rio Homem, que é logo a seguir a S. Bento da Porta Aberta, em direção ao Concelho de Terras de Bouro, faz-se por caminhos estreitos serra acima, em alguns lugares apenas passa uma viatura, e por uns bons quilómetros. Sorte é não encontrar transito, caso contrário alguém vai ter que fazer marcha atrás até uma próxima clareira, que felizmente ainda vai surgindo no percurso de longe em longe. Por fim surge Brufe, uma aldeia perdida na serra Amarela com vistas esplendorosas a perder de vista. Aldeia actualmente a servir de residência de fim de semana em regime de turismo rural. Uma prática já corrente em quase todas as aldeias tradicionais recuperadas.
HISTÓRIA:
Brufe encontra-se na vertente da serra Amarela, em fronte com a freguesia de Carvalheira e a montante com a albufeira de Vilarinho das Furnas, onde outrora vigorou a aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas. A aldeia de Brufe revela um elevado património rural que denuncia o enraizamento de culturas e tradições peculiares, símbolo arcaico das comunidades oriundas dos territórios de montanha.
O conjunto habitacional, organizou-se ao longo de terrenos acidentados e, hoje, constitui uma aldeia turística composta por construções arquitectonicamente simples, de sólidas paredes de alvenaria granítica e madeiramentos a ornar as varandas e janelas. Os espigueiros, eiras, sequeiras e moinhos-de-água perfazem um ambiente harmonioso, eminentemente rural.
Fonte: www.cm-terrasdebouro.pt
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes