CASTELO RODRIGO - FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Castelo Rodrigo foi a próxima visita depois de explorarmos a fortaleza de Almeida. Logo à entrada do Castelo, após passarmos o arco, entramos na casa do artesanato que para além da venda de licores, frutos secos como amendoa etc. tem igualmente um pequeno mas muito acolhedor bar. Castelo em ruína, estava fechado na altura desta nossa visita.
HISTÓRIA:
Orago: Nossa senhora de Rocamador População: 469 habitantes. Festas: S.Amaro (2.º Domingo de Janeiro); N.ª Sr.ª de Aguiar (14 e 15 de Agosto). Situada numa elevação a 820 metros de altitude, vislumbrando-se a serra da Marofa, a vila de Figueira e paisagens que se estendem até Espanha. A sua história enraíza-se nas páginas do tempo: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos. Existem referências à presença de mouros. Foi o rei Leonês Fernando II, o monarca que mandou repovoar esta região, no ano de 1161. Poucos anos depois, Afonso IX, atribui foral e estabelece o Alfoz do Concelho, o primeiro a ser formado em Riba Côa. A partir de 12 de Setembro de 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português.
Em 1508, D. Manuel concede foral novo à vila. É desse período a construção do Pelourinho. A 7 de Julho de 1664 travou-se aqui a famosa batalha de Castelo Rodrigo, onde as tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna.
Castelo Rodrigo, pequena mas forte, sofreu, mostrando nas lutas que empreendeu, a ancestral valentia dos seus habitantes. Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em todo a vila. O pelourinho, o palácio, a cisterna, a Igreja e Convento de St.ª M.ª de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível.
Fonte: www.cm-fcr.pt
Portal AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes