![]()
A Portela do Homem fica situada no ponto limite do Parque Nacional da Peneda Gerês, em Terras do Bouro, e faz fronteira com Lobios do lado Espanhol. O que mais espanta quem passa na Portela do Homem é a
portagem de 1,50€ com que nos deparamos estupefactos, para atravessar um troço de 3 quilómetros da mata da Albergaria para passar para a fronteira com Espanha. Isto só em Portugal. Afirmam que é para ajudar a preservar a natureza do parque natural do Gerês, mas o que vimos foi uma mata cheia de ramos secos caídos prontinhos para um incêndio. Foi o que constatei, e foi o que me incomodou, já que se paga para uma causa da qual não se vê nenhum efeito. Ao que parece esta medida entra em vigor no mês de Junho e irá salvo erro até final da época alta do verão, final de Setembro/Outubro.
Sobre a Portela do Homem, a única nota positiva a salientar é realmente a natureza da sua envolvência, com as cascatas para um banho refrescante no verão, mas com a restrição de paragem de viaturas durante aquele percurso, com a informação de coimas de 200€ a quem for apanhado parado ou estacionado. Com estas práticas não me convencem a passar por lá novamente na época sazonal.