SENHORA DA MÓ - AROUCA
Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Monte daSenhora da Mó, faz-se por caminhos estreitos e sinuosos, com subidas de grandeelevação. No cimo do monte, deparamos com espaço para estacionamento para cercade 20 autocaravanas para lotar todo o espaço disponivel. Tem bar aberto, emesas para pic-nic. O santuário encontrava-se aberto. Daquí parti para asAldeias Tradicionais de Janarde, Meitriz e Covelo de Paivô, todas pertencentesa Arouca, as quais pode vêr no Slideshow do nosso portefólio.
Breveapontamento Histórico:
Situa-se, por estrada, a cerca de 8 Km. da Vila de Arouca.Eleva-se rapidamente à altitude de 711 m. Do seu cume desfruta-se umadeslumbrante vista panorâmica sobre o vale de Arouca. No seu ponto mais elevadoexiste uma capela dedicada a Nossa Sra. Da Mó, de contornos muitocaracterísticos e que se presume ser do séc. XVI. A festa em honra de NossaSra. Da Mó, comemora-se nos dias 7 e 8 de Setembro.
Em Arouca,Nossa Senhora da Mó é considerada advogada dos campos, das colheitas e dosanimais e protectora contra as secas e as trovoadas.
Diz-setambém que a Senhora «tem mais seis irmãs», por igual número serem as ermidasde invocação mariana que se avistam da sua capela, localizadas nos montes emredor: Senhora do Monte; Senhora da Laje; Senhora das Amoras; Senhora doCastelo; Senhora Guia e Santa Maria do Monte.
Outrora, durante aromaria, decorria uma feira junto da ermida, situada no alto da serra da Mó,acendiam-se fogueiras de pinhas, que ardiam a noite inteira, e fazia-se,segundo parece, uma procissão desde Arouca até ao santuário.
Hoje, emvez das fogueiras da noite do dia 7, o povo reúne-se na chamada «Casa da Ceia»,ao lado da capela, para tomar parte na já tradicional «bacalhoada arouquense» alembrar, talvez, os piqueniques de tempos idos. No dia 8 é celebrada missapelas onze horas, seguida de procissão, a cumprir o ritual de dar a volta aoantigo cruzeiro
.
Pediuentão à Virgem que lhe valesse, acontecendo que a arca com o cristão, a mó e omouro apareceram, por milagre, junto da capela. Ao ouvir o sino, espanta-se omouro por se encontrar num lugar religioso e desconhecido, e pede ao cristãoque não lhe faça mal e aquele assim faz.
A lendaencontra-se retratada num grande quadro em madeira (ex-voto) pintado em 1827,que se encontra na capela.
Do livro“Festas e Tradições Portuguesas”, Vol. VII - Edição Círculo de Leitores
Portal AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu-www.autocaravanista.blogs.sapo.pt-www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes